E aí gente, o fim de uma etapa... ou seria um novo começo?
Tudo aquilo na vida que concluímos é bom sempre avaliarmos. Por isso pensem no que viveram nesses 3 anos estudando no Honorina: os momentos de felicidade, momentos de tristeza, momentos chatos, momentos de aprendizagem, momentos de rebeldia, momentos de choro, momentos de ódio, momentos de perdão, momentos de compaixão e tantos outros.
O importante desses momentos é que vocês não os vivenciaram sozinhos, mas compartilharam desses sentimentos; alguns mais, outros menos; alguns diretamente, outros indiretamente. A princípio, seus colegas, professores, diretores, funcionários eram apenas pessoas, gente, mais um no mundo, mas com o tempo passaram a ter nomes e significados na vida de vocês; significados bons e outros ruins, mas tinham significados.
Acima de tudo é importante perceber nessa vivência o fato de que estava acontecendo um processo marcante na vida de vocês; vocês estavam se construindo como pessoas, criando a personalidade de vocês, formando o caráter de vocês, enfim, podemos dizer que tudo aquilo que vocês são hoje neste momento é resultado do que plantaram nestes 3 anos.
Pergunto a vocês: o que vocês plantaram, o que vocês formaram de si mesmos, concluiu-se em um bom resultado, em uma boa obra? Pode-se dizer que sim, mas pode-se dizer que não. Quem pode dizer isso? Nós professores, não; a escola em si, não; a família de vocês, não; a sociedade, não? Seus colegas? Não. Vocês? Talvez. Quem? Quem pode dar essa certeza? Só a VIDA vai revelar. Vocês vão perceber que no final de tudo é sempre a VIDA quem vai dizer se você tomou a escolha certa ou não; é somente ela quem tem razão.
E vocês aprenderão isso, e quem vai ensiná-los será a “professora VIDA”. Ela ensina de uma maneira tão eficaz que ela não precisa chamar atenção, utilizar recursos didáticos, como datashow, para explicar algo. Vocês vão sentir na pele este aprendizado. Aqueles que construíram uma boa bagagem nestes 3 anos, terão dificuldades sim, porém, saberão enfrentar os obstáculos com maturidade e sabedoria; já, aqueles que não construíram uma boa bagagem terão mais dificuldades, mas não quer dizer que não possam conseguir.
Lembrem-se, o problema não está em ter vivido apenas experiências ruins nestes 3 anos, como também, o fato de só ter vivido experiências boas não garante nenhum sucesso futuro. A diferença está no que aprenderam, tanto dessas experiências ruins quanto dessas experiências boas. As escolhas que fizeram, as atitudes que tomaram, os hábitos que criaram, a visão de mundo que formaram, os valores que construíram, nestes 3 anos, tudo isso vai ser pesado muito mais nesta nova etapa.
Para concluir, quero dizer que a essência do sucesso não está em ter muito dinheiro, um ótimo emprego ou fama; são itens que fazem parte do sucesso, mas não são fundamentais. O verdadeiro fundamento de um sucesso encontra-se em coisas que o dinheiro não pode comprar. Coisas como: saúde, verdadeiros amigos, respeito, amor e Deus.
Galera, de coração, quero desejar-lhes um super, ultra, hiper, turbo, mega, master sucesso na vida de cada um de vocês.
Profº Cleber Xavier
Filosofia