domingo, 18 de abril de 2010

Quem quer se transformar? Quem quer mudar?


por Cleber Xavier


Já ouviu aquelas pessoas que dizem:"Eu sou assim, e nada vai me fazer mudar"; "Você tem que me aceitar como sou". Na minha opinião, estas expressões prontas escondem uma postura de pessoas acomodadas, sem expectativas, desmotivadas, ou seja, no sentido popular, está de "saco cheio".

Vivemos a transformação, ou, a mudança, desde nossa concepção; a todo momento nosso organismo se renova. Essa renovação também consiste na maneira de pensar, na maneira de se portar, na maneira de ver, na maneira de sentir, na maneira de ouvir, enfim, na maneira de ser. Cada momento em nossa vida é uma fase: fase em que vivíamos com aqueles colegas do bairro; fase em que trabalhamos em tal empresa; fase em que estudamos naquela faculdade; fase em que gozamos daquelas férias e, entre outros. Em cada fase, nos relacionamos com pessoas que nos marcaram deixando algo bom ou mau; vivemos em lugares que deixaram saudades ou nos deixaram traumas; participamos de acontecimentos que nos deram glórias ou vergonha.

Todos esses eventos são passíveis de nossa tranformação, desde que aceitemos tal. Quando não aceitamos mudanças, decretamos uma alienação temporal e espacial; queremos viver num ciclo perene daquela mesma etapa em que nos encontramos, revivendo constantemente aquela situação em que nos encontramos favoráveis e, fingimos que o mundo não mudou, que os valores, as ideias, o comportamento são os mesmos.

Estas pessoas interrompem esse processo natural de transformação, a fim de que somente o mundo externo se transforme para ela.

Pense num indivíduo sentado num trono, onde que ele só vê, ouve, cheira, sente ou degusta (5 sentidos) aquilo que está ao seu redor, pois, não quer levantar seu corpo, pesado pela estagnação do sedentarismo. Não "DESTRANFORMA" e nem TRANSFORMA, fica estático, quase se tornando um corpo meramente vegetativo.Dentro de uma rotina há a possiblidade de sua constante transformação. Parece paradoxal. Como posso mudar uma rotina dentro da própria rotina? O conceito rotina significa realizar algo da mesma maneira, mecanicamente. Se transformo, ou mudo uma rotina, logo essa rotina deixa de ser rotina. Parece ambíguo. Nós humanos não podemos ter uma postura de máquinas, aparelhos ou equipamentos que realizam todo dia a mesma ação.

Onde está o problema? Está na repetição do fazer ou na postura que se tem perante esta repetição? É uma postura acomodada ou um postura que enxerga além daquilo que é rotineiro?Acredito naquilo que faço? Quero aperfeiçoar o que faço? Procuro me atualizar sempre?

O fato é que na maioria das vezes, tudo depende do seu posicionamento perante as situações
Ouvi uma mensagem chamada, "A vida é um trem que passa", na qual, falava sobre a eterna mudança que passamos em nossa vida, onde estamos sempre em contínua mudança de estações. No entanto, para que esta estação lhe proporcione transformações depende como olha para as pessoas que estão viajando, que bagagens você carrega, qual o itinerário do seu bilhete de viagem, entre outras coisas afins. Se nosso olhar para essas coisas não alcança nada mais daquilo que você vê; se você não consegue enxergar possibilidades, novas expectativas, transformações e realizações, sua viagem pode ser para o local mais exótico ou incrível, ela se tornará rotineira.

A mudança custa concentração, recomeço, dedicação, fé e muitas vezes provoca frustação. Às vezes, essa transformação é arriscar um tiro no escuro. Quando nos colocamos a essa mutação, muitas vezes, quebramos paradigmas, valores. Tudo isso custa energia, e segundo a física, a energia não pode ser criada e nem destruída, somente transformada.

Vamos transformar nossa energia (leitura, raciocínio, dedicação, persistência, trabalho, planejamento etc) em Sucesso; Bons resultados; Conhecimento; Realização ...








8 comentários:

  1. Pra falar a verdade me encomodo com pessoas sedentarias e espaçosas... acho que pode ser pelo fato de ter sede de aprender, crescer... Texto Fantastico! Nos faz refletir sobre nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Todos nós temos medo do novo em nossa vida, mas realmente devemos nos arriscar as mudanças.Mudanças estas que podem nos propiciar algo maravilhoso.
    O primeiro passo para se chegar em algum lugar é ter convicção de que é possível alcançá-lo, não importando em quantas tentativas.Em meio a aceitação da mudança podemos encontrar muitas surpresas boas no caminho.
    beijos,amor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seus texto. Acredito que nossas percepções dependem diretamente das relações que estabelemos. Somos um conjunto de sentimentos e ideais que encontramos no outro. Uma mudança requer aceitar o rompimento com as verdades que adqiurimos ao correr da vida. Mas o que são as verdades, meu caro amigo?

    ResponderExcluir
  4. Olha Jac... a verdade é que a verdade é difícil de definir rs, porém, vou fazer um levantamento de verdades que são ou já foram consideradas.
    Existe uma clássica verdade que Aristóteles dizia:
    1) "A VERDADE SE DEFINE COMO ADEQUAÇÃO DO INTELECTO AO REAL", ou seja, a verdade consiste na possibilidade de nossa mente compreender o mundo minuciosamente como ele é, sem qualquer interpretação subjetiva.

    2)Há uma outra chamada TEORIA CONSENSUAL na qual consiste em negar a definição acima (1), afirmando que toda verdade não se estabelece a partir da correspondência entre a mente e o real (mundo), mas resulta num consenso entre grupos classificando o que é justificável.

    3)Há a TEORIA PRAGMÁTICA, na qual afirma que toda verdade depende de seus resultados, da sua aplicação prática, se ela é eficaz, então definimos como verdade.

    4)Há a TEORIA DA COERÊNCIA, que é semelhante à teoria consensual. Esta, explica que a verdade se adequa a uma crença religiosa ou valores tradicionais. Enquando uma proposição está de acordo com tais crenças e valores é considerada uma verdade.

    Acredito que a verdade é um processo em constante transformação. Acho que podemos dizer que hoje não se pode DEFINIR, FECHAR CONCEITOS. O que podemos dizer é que hoje existem possíveis verdades. Quando pensamos dessa forma, deixamos esse pássaro voar e mostrar novos horizontes nunca antes visto. Agora se o FECHARMOS na gaiola, vamos ser obrigados, constantemente a alimentá-lo. Dessa forma ele será superficial e velho; perderá sua autenticidade. Portanto, aquilo que estávamos procurando (a verdade), acabamos manipulando ou controlando para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  5. AI Professor achei maneiro, esse texto pode nos ajudar muito como,por exemplo:
    Encarar nossas dificuldades, muito bom...

    Rafael 2°C Manhã

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do texto , buscar a verdade é oque nois todos queremos. esse texto nos ensina muitas coisas , a verdade é um processo para transformação.

    Nome : Lucas Martins .

    Serie : 2°D

    N° : 41

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A transformação faz parte de tudo, e no caso de nós, seres humanos, vivemos numa constante mudança, seja para algo bom, como para algo ruim. Com o passar do tempo, nossas ideias mudam, nosso modo de se vestir, de se comportar, etc. e isso faz com que criemos novas expectativas em relação a nossa vida. Existem pessoas que acham que não precisam mudar e acabam vivendo uma rotina interminável, enquanto existem outras que buscam a mudança a todo o momento, pois querem conhecer tudo que a vida tem a nos proporcionar.
    Querendo ou não, as mudanças acontecem a toda hora, pois elas têm que acontecer, isso é algo necessário, e nós precisamos aceitá-las, para evoluirmos nosso caráter, raciocínio etc.

    Nome: Adriano
    Nº: 01
    3ºE

    ResponderExcluir