sexta-feira, 7 de maio de 2010

TEM COISAS QUE NÃO É POSSÍVEL PLANEJAR, ELAS ACONTECEM.

por Cleber Xavier



Eu havia escrito um texto sobre a "Preocupação" neste blog. Demorei um tempão prá finalizá-lo. Quando cliquei para que ele seja postado - não sei o que aconteceu - simplesmente desapareceu. Que raiva eu fiquei. Procurei de todas as formas encontrar uma maneira para resgatá-lo e nada. Tive que engolir esse sapo. Só ficava pensando, "puts.... levei mó tempo prá nada". É... tem coisas que não é possível planejar, elas acontecem.


A todo momento planejamos. Preferimos o controle da situação ao invés da incerteza.
Imagine que você é um capitão de uma embarcação marítima na qual, tem o objetivo de atravessar o Atlântico. É imprescindível que se planeje muitas coisas para que seja cumprida a missão: alimentação, combustível, remédios, previsões do tempo entre outros.

No entanto, o Planejar é um mero detalhe diante do grande mistério que é a Vida. Penso que o Planejar, às vezes nos coloca como Domadores da Vida.

Um domador de leão dentro de uma jaula tenta domesticar um leão selvagem. O domador com sua habilidade racional procura meios para fazer com que o leão obedeça suas ordens; o leão selvagem, simplesmente segue o fluxo natural de seu instinto e reage com um comportamento agressivo.

Com o tempo e muitas feridas esse leão selvagem vai se adaptando às regras do domador, porém, seu instinto está no cerne de sua natureza e vai ter momentos que o domador vai se surpreender diante daquilo que ele havia planejado.Esse leão nunca vai ter a mesma essencialidade que tinha quando vivia livre no seu habitat. Seu instinto vai tentar resgatá-la, porém, as cicatrizes são profundas e nunca mais chegará a essa essência.

O controle muitas vezes acaba com a beleza do que é submetido; perde-se sua naturalidade, sua essência, seu brilho e, se torna algo superficial, montado, padronizado, igual.

Acredito que quando não conseguimos executar nossos planos, acho que a vida neste momento está dando um NOVO e ORIGINAL tempero para nossa existência. Ela está reagindo contra nosso controle; quer mostrar que a vida é mais que CAUSA e EFEITO; ela é inconstante, indomesticável. Ela quer preservar sua beleza que vem do que é natural. E essa beleza nos coloca diante do mistério da vida que é intransponível.
Essa incapacidade de compreendermos esse mistério é que proporciona a beleza. Nós vamos desejá-la até o fim da nossa vida, pois nunca vamos consumi-la.

Eu procuro planejar tudo sim, a fim de que possa estar preparado contra as intempéries da vida; sou humano, tenho minhas inseguranças. No entanto, mesmo não aceitando no momento acontecimentos que não estavam nos meus planos, percebo que são situações que nos fazem perceber um pouco mais sobre a natureza humana e, embeleza a vida pela pura essência do que é natural.

5 comentários:

  1. Nossa!Incrível...essa mania de planejar acho que todos nós humanos temos disso.. e realmente no fim sempre acontece diferente, mesmo que seja um pouco diferente...creio que se saisse do jeitinho que planejado não teria graça... é o tal mistério citado... estamos a mercê dele sempre... gostei realmente do texto... ;)

    ResponderExcluir
  2. eu realmente gostei do texto. muito bom e fala realmente como as coisas são Anderson da silva lopes 2D

    ResponderExcluir
  3. o texto quer dizer que por mais que a gente temte programar algo , existem coisas imprevisiveis por iso certas coisas na vidas nós temos que deixar fluir naturalmente.
    nome:rafael da silva lopes
    n:25

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente quero parabenizá-lo por seu dom, escrever e fazer através da Filosofia que compreendamos a vida e todos os questionamentos da mente humana.
    Acredito que o ser humano tem uma grande necessidade de planejamento.Estive conversando com meus familiares à alguns dias e disse que o ser humano é interessante pois é o único dos animais que planeja e vive em busca de coisas que o farão feliz.
    Estas ''coisas'' englobam desde comer chocolate todos os dias ou entrar no msn (algo aparentemente fútil e que chega a ser ''idiota'') até fazer uma grande viagem ou comprar compulsivamente.
    Bem,voltemos ao planejamento,não é?Quando esses planejamentos,que certamente trarão ao indivíduo uma felicidade momentânea não ocorrem, sobrevêm uma baixa estima e uma quase depressão.
    Porém existem coisas que acontecem e não podem ser planejadas nem previstas.Será que essas coisas acontecem assim porque somos submetidos à um destino?À Deus?Ninguém sabe...
    Porém ouso dizer que a vida não nos premite ensaios, a vida é um teatro de improviso, onde nós, atores impreparados, fazemos a brincadeira da vida, onde se alterna alegria e tristeza,vida e morte,vitórias e derrotas...Até que um dia fecha-se as cortinas...e o espetáculo simplesmente acaba.

    Bruno Camargo, Escola Honorina Rios de Carvalho Mello,2ºB

    ResponderExcluir