domingo, 19 de setembro de 2010

A vida não tem forma

por Cleber Xavier


Desde nossa infância somos formados a entender que a vida possui uma certa forma: quadrada, redonda, triangular, retangular ou tantas outras. Somos hermeticamentes condicionadas a nos moldar a tais, compreendendo que a condição da felicidade esta entre as linhas que fecham a respectiva forma. Vamos crescendo e começamos a não caber mais dentro delas e acabamos por ficar entre dois caminhos: se moldar a respectiva forma, se encolhendo e se acomodando entre suas paredes, proporcionando pouca resistência aos limites, a fim de que não se quebrem ou, esticar os membros quebrando bruscamente os limtes impostos pela forma, provocando edemas, feridas e até sangramento, pois, as paredes possuem uma certa resistência que quanto mais demora a quebrar, mais enrijece.

Segundo um filósofo chamado Jean Paul Sartre, cada homem deve inventar seu caminho, ou seja, cada ser humano é responsável por criar sua forma, ao contrário de ser moldado. Mas, em vista disso, pode-se questionar que a vida cria sistemas, estruturas e condições que são impossíveis de não serem evitadas. Sartre diria o seguinte: "o importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós".

Boa sorte a todos!!!

3 comentários:

  1. Olá Cléber... Saudades de vc... òtimo Texto!!!
    Quando crianças somos moldadas a nossa realidade ao nosso ambiente, isso pelos nossos pais eles são reponsáveis por essa estrutura... Agora já adultos tudo se torna completamente diferente, por termos mais conhecimentos e idéias podemos construir nossa própria "forma"... fazendo asssim nossas próprias escolhas, escolhendo nosso próprio caminho, amizades, profissões, gostos, enfim tudo se torna mais difícil, esse fato de que podemos escolher nosso próprio molde(forma). Segundo o filósofo acima, entende-se por ser bem difícil conseguir criar uma forma própria a maioria das pessoas são condicionadas a serem sempre moldadas... Realmente é isso que acontece em grande parte das pessoas.
    BjO:*

    ResponderExcluir
  2. Modelos! ... Nascemos e crescemos em função deles! As nossas escolhas quase sempre são como filmes hollywoodianos, totalmente previsíveis. E realmente fica difícil fazer opções inéditas para nortear nossas vidas quando a grande massa nos empurra para as já convencionadas.

    E porque deveríamos fazer isso ou aquilo, dessa ou daquela forma? Seria porque é mais fácil, porque já foi testado e homologado ou porque não importa mesmo, vamos todos na mesma trilha curtindo a paisagem! Ser igual seria uma má inclinação? Seguramente pouparia um pouco de trabalho, mas e ai? Você estaria satisfeito com isso? Estaria disposto a navegar por águas desconhecidas?

    Cada um tem seu nível de tolerância à repetições e padrões que nosso capitalismo cruel nos impõe. Eu não sou especialista no assunto e me arrisco a expor uma bobagem quando digo que nunca os padrões foram tão questionados como agora. E a propósito, isso também ja virou moda.

    Mesmo questionando tudo isso, seguiremos por muito tempo com a nossa nostálgica reinvenção da roda, “revendo o que nunca foi visto”, “comprando os mais vendidos” porque afinal, o “POP não poupa ninguém!”

    Valeu primo!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. OO primo... detonou... continue comentando!!! té mais

    ResponderExcluir