segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sentimentos que marcam


por Cleber Xavier


No decorrer de nossa vida vivemos experiências que muitas vezes nos marcam profundamente: decepções amorosas, mortes na família, traições, preconceitos, enfim, situações que de alguma forma nos ferem. Em situações como estas, é possível escolher entre dois caminhos: fugir e não aceitar esses sentimentos ou encará-las.Esses sentimentos que marcam profundamente nunca são esquecidos, por isso que tentar fugir de sua realidade é querer enganar a si mesmo. E não há pior mentira do que àquela que contamos a nós mesmos; é impossível não saber de sua veracidade; é como contar fábulas a adultos de 30 anos e esperássemos que acreditassem firmemente nessas histórias.

Quando aceitamos uma situação e nos colocamos a encará-las é o passo que se dá para a maturidade. O crescimento só se dá a partir de uma crise, de um conflito. Quando vivemos situações assim, a vida nos dá oportunidade de enxergamos a nós mesmos; nossas vidas. Não é como olhamos no espelho; o espelho só mostra o que você quer ver, já o olhar que envolve seu caráter, sua personalidade, sua alma, abre espaço de ver e reconhecer suas fraquezas. Enxergá-las e aceitá-las é o primeiro passo da maturidade.

Você quer realmente ver quem você é?
Às vezes isso pode nos surpreender...

Você precisa escolher entre o comodismo de sua pseudo-imagem ou encarar seus monstros e ursinhos. Conta que certa vez alguém chegou a Sigmund Freud e falou a ele que sua terapia revelava os escorpiões que estavam escondidos na vida das pessoas através da psicanálise. Cuidado!!! Porque quando achá-los, podem te machucar com seu próprio veneno, mas lembre-se do que conta o ditado popular: a cura de um veneno está no próprio animal que o injetou.

10 comentários:

  1. Bacana a postagem... Relata bastante a realidade dos seres humanos...as pessoas se confundem em torno do irrel, viajam d++... PAre se chegar a maturidade tem que ter os pés no chão e é fundamental ser realista!
    um bJO:*

    ResponderExcluir
  2. muito bom ,a realidade vivida .... nos dias de hoje pode ser dizer que é um texto por jovens, e até adultos a experiencia na vida de passar por grandes obstaculos e poblemas é naum incararmos por medo da realidade de nos marxucar ....mas é nos encarrarmos ,do mesma forma que qundo tambem afetamos nossos amigos e namorados sem pessar no que poderia ter acontecido e poderia um dia ser com nos próprios ...o madurecimento e o crecimento depende do individuo acreditar no seu potencial e em si próprio e pensar que amanha sera melhor que ontem acertanos os erros e decipições do passadoooo....
    me enpuguei um pouco professor

    nome: aline m .macedo n°3 série 3°b

    ResponderExcluir
  3. muito bom ,a realidade vivida .... nos dias de hoje pode ser dizer que é um texto para jovens, e até adultos a experiencia na vida de passar por grandes obstaculos e poblemas,e naum incararmos por medo da realidade de nos marxucar ....mas é nos encarrarmos ,do mesma forma que quando tambem afetamos nossos amigos e namorados sem pessar no que poderia ter acontecido e pode um dia aconteser com nos próprios ...o madurecimento e o crecimento depende do individuo acreditar no seu potencial e em si próprio e pensar que amanha sera melhor que ontem acertanos os erros e decipições do passadoooo....
    me enpuguei um pouco professor

    nome:aline m macedo n°3serie 3°b

    ResponderExcluir
  4. a vida as vezes fasa com sofremos um pouco mas temos que ver essa dificudades de frente e nao devemos deixar nos abater daiane santos numero12 2C

    ResponderExcluir
  5. muito interessante..
    porque esse texto nos mostrra como é nosso dia dia .
    muitos problemas que as vezes não temos capacidades de enfrenta-los.
    muito bom esse texto.

    wellington de lima silva
    2°A N°40

    ResponderExcluir
  6. A vida as vezes faz com que sofremos um pouco mais do que achamos que merecemos, mas nao podemos nos abater com isso porque ela segue em frente, e nao podemos parar no tempo.
    Silmara Cardoso Pires nº30 1ºD

    ResponderExcluir
  7. O texto é muito interessante, porque fala o que realmente acontece conosco no decorrer da nossa vida.
    Quando nos depararmos com essa situações devemos ser fortes e encara-lás de frente, para que assim possamos continuar a ser felizes.
    Camila Moreira n. 08 3B :)

    ResponderExcluir
  8. muito bom.
    o texto fala realmente oque acontece com a gente ne.
    muita pessoas sobrem por falta de alguma coisa.
    as vezes sofrem por causa de alguma coisa que aconteceu no passado, uma traição, um falecimento de um parente, uma briga com um amigo(a) que voce gostava muito.
    a gente não pode se deixa abater nessas coisas. temos que ser firmes e forte pra encarar isso de frente,de cabeça erguida, não pensando a eu não vo conseguir, voce tem que se esforça. sem ter medo de encarar as consequencias. sendo muito forte nessas horas.

    Adrian Miguel nº 01
    2ºF
    escola -
    Honorina

    ResponderExcluir
  9. oi professor tudo bem!! sou a Priscila Amanda dos santos Palomo do 2°b n°41 oks!!!

    Realmente existem sentimentos que marcam e uns mais do que os outros...
    Coisas que marcam é quando conseguimos surpriender a nós mesmos ex:
    quando decidimos resolver nossos problemas como pessoas adultas sem que eles preojudiquem no nosso dia a dia,ao fim de tudo quando ja resolvemos ficamos surpresos por ter superado aquele problema ou seja isso é uma coisa marcante e muito importante!!
    Achei muito legal a parte em qua fala sobre o espelho pois realmente o espelho so nos mostra oque queremos ver e geralmente todos so querem ver a beleza e não o carater.agora ja sabemos que para dar o primeiro passo para a maturidades temos que reconhecer nosso carater,alma e a personalidade!!!
    professor Cleber muito bom esse texto gostei muito...
    Amanda

    ResponderExcluir
  10. Sim isso é realmente verdade, só nós mesmos para falarmos de tantas coisas ruins que nos acontece, muitissimas vezes ja fiquei magoado por algo que me incomodava muito, ja fiquei triste pra caramba também por causa dos sentimentos ruins que as vezes temos,mais depois superamos tudo, mas enquanto não superamos ... dói demais !

    Caio Vincius - 2ºC - nº7 (Honorina)

    ResponderExcluir