sexta-feira, 18 de junho de 2010

QUEM QUER SER LOUCO?

por Cleber Xavier



Nossa! A loucura é uma questão literalmente louca mesmo.
Como podemos definir a loucura? Quais critérios caracterizam a loucura? A loucura é boa? Já te chamaram de louco? Você já rasgou dinheiro???? rs

Segundo o dicionário HOUAISS, a loucura é: um distúrbio, alteração mental caracterizada pelo afastamento mais ou menos prolongado do indivíduo de seus métodos habituais de pensar, sentir e agir.

É interessante perceber que a loucura é essencialmente definida como a perda de um comportamento, a princípio, construída por alguém que a determinou ser uma ação que faz parte de uma categoria chamada de "bom senso". Esse "bom senso" é moldado por uma estrutura racional que poda e frustra os sentimentos que são carregados de impulsos demasiadamente inaceitáveis pela sociedade-razão.

Você já deve ter ouvido as seguintes expressões:

- Não chore, seja homem!

- Pare de gritar!

- Não corra, é proibido!

- Você é louco, você vai se declarar para ela?!

- Você está louco! Não faça assim, sempre foi daquele jeito.

- etc...

Esse grito emocional de nossos sentimentos; esse animal irracional que constantemente rosna para sair das cadeias racionais enjaulado dentro de nosso íntimo, briga para não ser domesticado. Já vi no filme “Matrix” a seguinte expressão: “negarmos nossos impulsos é negarmos nossa própria espécie humana”. Ou seja, se exageradamente controlamos esses impulsos estamos nos tornando robôs e não mais humanos borbulhando de sentimentos.

Uma idéia interessante de um filósofo chamado, Erasmo de Rotterdam (1466 – 1536), em sua obra “Elogio da Loucura” diz que Jesus pede que seus discípulos sigam o exemplo das crianças, dos lírios, da mostarda e dos passarinhos. Todos estes citados são desprovidas de inteligência e vivem somente graças à orientação da natureza. Isso é um comportamento completamente louco para as categorias racionais da sociedade.

Parece que a loucura é um estado onde podemos expressar o nosso verdadeiro eu escondido, aprisionado dentro de nós mesmos e que nos faz bem quando o soltamos, pois, derruba máscaras pesadas que levamos na nossa vida para aparentarmos pessoas socialmente corretas. Há muitas pessoas que alcançaram sua felicidade porque traçaram um caminho onde muitos achavam errado, loucura, insano.

Disso tudo surge um grande dilema para sua vida:
Você quer ser feliz ou ter razão?

7 comentários:

  1. Esse tema me lembrou uma música da Pitty: "Será que eu já posso enlouquecer ou devo apenas sorrir?"

    Automaticamente, também me lembrei do ditado popular: "De médico e louco, todo mundo tem um pouco."

    No meu ponto de vista, não há mais pessoas normais nos dias de hoje. Na verdade, nunca houve, mas somente agora é que cada um está expondo o lado louco que há dentro de si.

    A cada dia, o nonsense impera no nosso mundo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, é! Esqueci de comentar: criei vergonha na cara e, consequentemente, um blog.
    http://joaninhaplatinada.blogspot.com/

    É sobre Literatura Infantil e Juvenil, área que mais gosto das Letras.
    Dê uma passadinha por lá e comente a "fase beta" do blog.

    ResponderExcluir
  3. isso nao e so filosofia e a verdade HiHIHIHI
    muito bom,mesmo
    e somos todos loucos
    eu pelo memos sou louco e muito

    e pro pessoal que gosto e ta lendo ou comentando eu proponho dar uma olhadinha em um outro blog que fala de oma outra loucurao blog e esse:
    www.s2jr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha.A loucura vem sendo desde os tempos mais remotos um questionamento do homem; o que é ser louco?será que eu sou louco?
    Li O elogio da loucura quando estava na oitava série.Me interessei de cara pelo título, e o que mais eu gostei nele foi o modo com que Erasmo personifica a verdade e a tem como responsável pelos grandes feitos e pela coragem humana.
    Ser louco para mim é não viver de vãs felicidades mas criar seu próprio mundo onde os seus pensamentos te governem e te sustentem.

    ResponderExcluir
  5. josefernando1962@hotmail.com25 agosto, 2010

    0 homem é um ser evolutivo o que é normal hoje pode ser loucura amamha sou doutorado em filosofia com um mestrado sobre a loucura

    ResponderExcluir
  6. A loucura é relativa, dentro de um aspecto onde a maior parte da sociedade se rotula "normal", nós mesmos as vezes nos vemos em quebras de rotinas de atitudes, que a um tempo atras seriam atitudes de "loucos".

    Entra no meu blog companheiro.
    http://speaksxx.blogspot.com

    Postei um assunto parecido com o seu, mas não é cópia, acabei digitando no Google a palavra louco, e achei o seu blog.Valeu, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Loucura é deixar de ser feliz, para agradar a opnião de outros.
    Eu, prefiro ser considerada louca, que ser compreendida como uma pessoa sem opnião, sem sonho e sem propósitos na vida.
    Mas loucura é mesmo boa, acompanhada com um bom vinho e um queijo...só filosofando!!!!

    ResponderExcluir