por Cleber Xavier
Como posso começar a falar dessa Copa. Eu sempre gostei do Dunga, desde da copa de 94 sempre admirei sua liderança e raça. No início foi difícil aceitar o Dunga como técnico, isso em razão da nenhuma experiência no ramo, porém, mostrou sua qualidade ganhando os torneios que antecederam a atual Copa. Confiei no seu trabalho a partir de então. Respeitei sua lógica ao escolher seu time e tive fé no seu elenco. Acompanhei os jogos torcendo e sempre acreditando em cada jogada.
No jogo de hoje eu fiquei triste não necessariamente pela derrota da seleção, mas por ver um ótimo primeiro tempo que proporcionou uma completa confiança e logo após uma queda frustrante. Nada pior do que dar e depois tirar. Fiquei imaginando uma criança pegando e se deliciando com seu doce quando de repente um grandalhão lhe tira esse prazeroso doce lhe deixando o amargo da perda.
Acho que um pouco de filosofia poderia ter ajudado nesse segundo tempo. Se eles conhecessem um pouco sobre a ATARAXIA poderiam ter mudado este resultado. A ataraxia é um conceito usado pelos antigos gregos para definir a impertubalidade emocional. O verdadeiro sábio é aquele que é indiferente quanto as coisas que acontecem ao seu redor e é capaz de controlar suas emoções para não se prejudicar quanto a seus objetivos racionais. As emoções são consideradas como doenças do espírito que perturbam o indivíduo. Os Estóicos - escola filosófica que preconizava a austeridade e a indiferença do ânimo - acreditavam nessa linha de pensamento.
Quando o primeiro gol da Holanda ocorreu, faltou ataraxia dos jogadores para controlarem suas emoções.rs
AAAAAAAAA....... QUE RAIVAAAAAAAAAAA ... PERDEMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que falta Ataraxia prá mim também rsrsrsr
Belo artigo! De fato, concordo que pecisaria de um filósofo entre os jogadores para explicar-lhes como drenar toda a emoção.
ResponderExcluirNo fundo, para mim a derrota do Brasil não fez muita diferença. Não sou fã de futebol e, bem, minha vida não mudaria muita coisa se o Brasil conseguisse o hexa.
E aí JP... então... a coisa boa da Copa é o ponto facultativo ... um periodozinho de folga às vezes é bom rs... ah... aguarde que vou escrever no seu blog...estou dando uma olhada sobre o livro infanto juvenil, porque sou leigo no assunto. ok
ResponderExcluir