sexta-feira, 2 de julho de 2010

NÃO FOI POSSÍVEL GRITAR O HEXA!!!

por Cleber Xavier



Como posso começar a falar dessa Copa. Eu sempre gostei do Dunga, desde da copa de 94 sempre admirei sua liderança e raça. No início foi difícil aceitar o Dunga como técnico, isso em razão da nenhuma experiência no ramo, porém, mostrou sua qualidade ganhando os torneios que antecederam a atual Copa. Confiei no seu trabalho a partir de então. Respeitei sua lógica ao escolher seu time e tive fé no seu elenco. Acompanhei os jogos torcendo e sempre acreditando em cada jogada.

No jogo de hoje eu fiquei triste não necessariamente pela derrota da seleção, mas por ver um ótimo primeiro tempo que proporcionou uma completa confiança e logo após uma queda frustrante. Nada pior do que dar e depois tirar. Fiquei imaginando uma criança pegando e se deliciando com seu doce quando de repente um grandalhão lhe tira esse prazeroso doce lhe deixando o amargo da perda.

Acho que um pouco de filosofia poderia ter ajudado nesse segundo tempo. Se eles conhecessem um pouco sobre a ATARAXIA poderiam ter mudado este resultado. A ataraxia é um conceito usado pelos antigos gregos para definir a impertubalidade emocional. O verdadeiro sábio é aquele que é indiferente quanto as coisas que acontecem ao seu redor e é capaz de controlar suas emoções para não se prejudicar quanto a seus objetivos racionais. As emoções são consideradas como doenças do espírito que perturbam o indivíduo. Os Estóicos - escola filosófica que preconizava a austeridade e a indiferença do ânimo - acreditavam nessa linha de pensamento.

Quando o primeiro gol da Holanda ocorreu, faltou ataraxia dos jogadores para controlarem suas emoções.rs

AAAAAAAAA....... QUE RAIVAAAAAAAAAAA ... PERDEMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que falta Ataraxia prá mim também rsrsrsr


2 comentários:

  1. Belo artigo! De fato, concordo que pecisaria de um filósofo entre os jogadores para explicar-lhes como drenar toda a emoção.
    No fundo, para mim a derrota do Brasil não fez muita diferença. Não sou fã de futebol e, bem, minha vida não mudaria muita coisa se o Brasil conseguisse o hexa.

    ResponderExcluir
  2. E aí JP... então... a coisa boa da Copa é o ponto facultativo ... um periodozinho de folga às vezes é bom rs... ah... aguarde que vou escrever no seu blog...estou dando uma olhada sobre o livro infanto juvenil, porque sou leigo no assunto. ok

    ResponderExcluir