terça-feira, 8 de junho de 2010

"MEMÓRIA" PRIMITIVA

por Cleber Xavier


Você já sentiu seu coração bater forte diante de uma situação na qual você ficou preocupado, ansioso? Você já experienciou - numa situação de estresse - uma sensação onde parece que há centenas de borboletas voando no estômago? Você já sentiu seu rosto esquentar e avermelhar porque você estava numa situação constrangedora?

Essas reações fisiológicas do corpo são resquícios de uma certa "memória" gravada em nosso gene dos tempos primitivos. A ansiedade, a preocupação, o nervosismo são estados que nos provocam uma série de reações fisiológicas que provocam batimento cardíaco acelerado; vontade de defecar ou urinar; avermelhamento do rosto; entre outros afins.

Segundo algumas teorias, essas reações são particularidades herdadas de nossos ancestrais. Todas essas reações foram fundamentais para àqueles que viviam num ambiente de perigo onde que era preciso correr, ou lutar contra animais ferozes ou até pessoas com ferramentas não muito eficazes; essas reações também auxiliavam a desenvoltura numa caça ou pesca.

Nossos ancestrais precisavam que seu corpo liberasse todas essas reações porque eram fundamentais para que o corpo pudesse responder aos seus movimentos com melhor desempenho. Essas ações fisiológicas proporciona a pessoa os elementos necessários - como sangue, oxigênio etc. - para ter um bom desempenho.

Hoje sentimos essas mesmas reações mas diante de situações totalmente diferentes de nossos ancestrais. Nosso corpo quando percebe qualquer estado semelhante a ansiedade inicia sua performance achando que está enfrentando situações perigosas como de nossos antepassados primitivos. O corpo condicionou a essas respostas fisiológicas.

Há teorias que dizem que daqui alguns milhões de anos nosso corpo vai evoluir e adequar suas reações fisiológicas para as situações que realmente estão vivenciando. O corpo não responderá segundo os resquícios primitivos de fuga ou luta. Se essa teoria estiver certa, como será que os corpos responderão?

Outra ideia interessante é que desta evolução dos corpos teremos um outro benefício que muita gente procura desesperadamente hoje em dia: emagrecer. Essa evolução deixará os corpos mais magros, porque os primitivos viviam situações de extrema dificuldade em achar comida. Em vista disso, o corpo - inteligentemente - fazia reservas para uma possível escassez. Hoje, fisiologicamente, nossos corpos continuam com essa ação. Alguns especialistas da saúde afirmam que quando alguém faz uma dieta rigidamente prejudicial, na qual, chega a passar fome para não engordar, qualquer coisa que ela come, o seu o corpo transfere grande parte das substâncias deste alimento para uma reserva, fazendo com que você mais engorde do que emagreça. Isso em razão de que seu corpo percebeu o estado de fome em que você está se sujeitando, por isso está fazendo reservas para suprir a falta de nutrientes que lhe faltarão por causa da rígida dieta. Essa reserva se encontra principalmente na barriga. (aiaiaia)

Segundo especialistas da saúde, a melhor dieta é aquela equilibrada e não exagerada como o do exemplo acima.

Já dizia Aristóteles, para tudo é importante buscar a virtude, ou seja, o justo meio das coisas. Por exemplo: é prejudicial comer exageradamente, mas também deixar de comer é ruim para saúde; o correto, a virtude, está no equilíbrio da alimentação.

10 comentários:

  1. João Paulo Hergesel09 junho, 2010

    Desde sempre sou uma pessoa hiperansiosa, das que chegam a sentir-se fracas mediante uma situação nova. Como descrevi em uma de minhas crônicas: "as pernas tremem, o coração acelera, a vista embaça, as mãos suam, a garganta seca, os dedos estralam, a barriga faz barulho, o estômago enjoa, a respiração falha, a cabeça dói, o corpo sente-se enfraquecido..."
    Nunca consegui entender o porquê do corpo responder com esses sintomas perante um nervosismo inevitavelmente incontrolável. Graças ao seu artigo, encontrei respostas que há muito desisti de procurar.
    Já vi que será um bom blog e que vou gostar de passar um tempo aqui.

    Quanto ao fato do fascínio pela magreza, estávamos comentando algo parecido hoje: já reparou como tudo, não apenas as pessoas, precisa ser magro? As televisões estão cada vez mais finas; os monitores, cada vez mais achatados; os cabelos, cada vez mais lisos.
    E eu tomando Complexo B para tentar engordar...

    ResponderExcluir
  2. Realmente João... as coisas tendem a emagrecer, afinar; bem lembrado por você nos exemplos da televisão, monitores etc. Agora, só você quer ir contra tomando o Complexo B para engordar rsrsrsrsr.
    Obrigado por contribuir com o texto. Agora, não esquece... você tem que montar o seu viu. rs

    ResponderExcluir
  3. Interessante o tema a ser comentado... então quer dizer que tudo é culpa dos nossos antepassados..rsr... em relação ao comentário acima... a Midia estraga o mundo e as pessoas, esse lance de ser magro, magra, coisas finas... a cada tempo que passa essa neura aumenta e vai ser meio dificil de acabar...
    Bom Texto!
    abraço Cléber*-*

    ResponderExcluir
  4. É grazy... acho que enquanto o mercado ver que isso lhe favorece capital, eles continuarão alienando as pessoas a quererem emagrecer... valeu pelo comentário

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bacana esse tema!! É estranho como osistema do nosso corpo é tão distante do habito atual. Porque será que essa evolução é tão demorada? Eu li uma vez que o cerebro tende a manter o maior peso adquirido, por isso a luta no emagrecimento é praticamente eterna, pois você tem que convencer o seu sistema que o peso desejado é suficiente para sua sobrevivencia. Acredito que dietas rigososas são sofrimentos em vão e ao mesmo tempo ataque ao seu próprio corpo que serão revidados com metabolismo desacelerados, aumentos nas reservas de gordura e por ai vai !!!!
    O ideal é o condicionamento a alimentação equilibrada que demora anossssssssss aff !! afinal nos ficamos anossssssssss comendo errado !! rssss agora aguente !!!!
    Ótimo blog Cleber !!! Abraço !!!!

    ResponderExcluir
  7. andreia santana 3:b17 junho, 2010

    è muito interessante esse tema vc comentou de coisas q acontece no nosso dia-dia mas tbm falou sobre nosso antepacado coitados agora è culpa deles nè 1legal continue assim q vc chega longe bjssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito ouvir sobre equilibrio, ele é absolutamente vital e é absolutamente necessário que se lute para alcançar, Wiliian shakespeare diz que o amor deve se alcançado com luta, mas seria melhor se não precisasse de luta para alcança-lo, assim é o equilibrio.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tema muito interessante, pois é legal saber que herdamos caracteristicas dos nossos antecedentes, e mais legal ainda é saber como essas reações surgem no nosso interior; nossa vergonha e ansiedade são duas coisas que nunca queremos passar rsrsrs.
    Achei interessante também quando se diz que nosso corpo pode mudar no futuro, mas queria saber como isso vai ser feito...
    Gostei bastante desse tema e principalmente que esses sentimentos ruins como por exemplo de vergonha, serviram para alguma coisa diferente.

    Caio Vinicius - Nº 07 - 2ºC

    ResponderExcluir