domingo, 19 de junho de 2011

Apenas um lápis, um papel e uma ideia



Hoje assisti uma entrevista de Eduardo Bueno em um programa da TV Escola. Essa entrevista foi bem interessante porque ela foi feita numa escola estadual, na qual, alunos e professores questionaram e tiraram dúvidas do trabalho e vida do entrevistado.

Eu não conhecia Eduardo Bueno. Pela entrevista, soube que ele é jornalista, escritor e tradutor brasileiro; também é conhecido como Peninha. Dentre algumas obras que escreveu estão: a tradução de "On the Road", de Jack Kerouac, a biografia dos Mamonas Assassinas e, cinco livros sobre a história do Brasil para leigos. Confesso que não conheço muito sobre seus escritos, mas sua postura e maneira como respondia as questões me cativou, principalmente sobre o que falou em relação a 'Leitura e Escrita" nas escolas.

Ele me fez refletir sobre a importância incondicional do estímulo à leitura e a escrita. Ele nos contou que era um aluno extremamente inquieto, por isso não fazia parte da lista de estudantes exemplares em critérios de disciplina e notas. Mas, a leitura e a escrita lhe possibilitou crescer como sujeito crítico e pensador, como também, desenvolver trabalhos que ganharam reconhecimento nacional.

Às vezes fico me questionando até que ponto o sistema educacional realmente prepara nossos estudantes? Preparar para o vestibular é tudo? Nossos alunos ficam anos se preparando para realizar uma prova que vai lhe dizer se ele estudou o suficiente ou não.

Na verdade, entendo que eles são ensinados a se moverem dentro da estrutura; conheçam religiosamente cada ponto de tal. Esta ideia me fez lembrar sobre as pulgas amestradas. Conta a lenda que essas pulgas são colocadas dentro de um pote fechado por uma tampa. A medida que pulam, batem na tampa obstruindo sua saída do pote. Isso é repetido muitas vezes, fazendo com que elas se condicionem a chegarem somente a altura da tampa. Quando se abre a tampa, elas não conseguem sair, pois, foram domesticadas a se limitarem.

Penso que a leitura e a escrita seja a possibilidade de abrirem a tampa para não se limitarem a estrutura e possam aumentar a altura de seus saltos por meio da criatividade. Não podemos enjaular a fera criativa que tem nossos alunos, mas motivá-las a buscarem a liberdade da criação, da transformação. O trabalho do professor atualmente está amplamente difícil, porque a maioria dos alunos se acomodaram a pularem limitadamente dentro do pote. E não foi somente pela estrutura educacional, mas pela estrutura social apresentada ideologicamente pelas instituições de controle.

Pensando nisso tudo cheguei a seguinte conclusão: "Nunca imaginei que simples coisas como um lápis, um papel e uma ideia fossem capazes de revolucionar a vida de alguém."

Cleber Xavier


5 comentários:

  1. caros amigos, assisti parte desta entrevista com o escritor eduardo bueno, gostei muito e queria saber se tem como adquirir o video desta entrevista, pois tenho interesse em mostra-lo no colégio em que estudo, embora este ano eu esteja parado, se conseguir este video darei um jeito de falar com meus professores para apresenta-lo aos alunos, pois é de grande importância para muitos alunos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Teixeira!!
    Eu não tenho o vídeo, eu assisti numa programação regular da TVESCOLA. Acredito que se você entrar em contato com a TVESCOLA, eles podem te informar como adquirí-lo.ok

    ResponderExcluir
  4. hum, sei não heim, uma vez assisti um vídeo sobre agua, achei muito interessante, enviei um e-mail para eles mas disseram que eu teria que entrar em contato com o pessoal representante da tv escola no meu estado, no caso rondônia. tentei varias vezes conseguir o vídeo mas não consegui. bom, então vou deixar aqui um pedido para alguém que souber onde encontro esse vídeo e também o outro sobre água e puder me ajudar com alguma dica de onde conseguir esses videos da tv escola. ficarei muito agradecido se alguém se dispor a ajudar. abraços, e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. ok... qualquer novidade te informo tb...ok... té mais

    ResponderExcluir